Navegando por Autor "Freire, Pollyanne Christine Rodrigues"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O ensino-aprendizagem de química por um aluno surdo sob a ótica de uma monitora de química(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-29) Freire, Pollyanne Christine Rodrigues; Pinto, Charridy Max Fontes; http://lattes.cnpq.br/4139562888411167; Nascimento, Flavia Braga do; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Oliveira, Danielly Caldas de; http://lattes.cnpq.br/6901069998449330O presente estudo trata-se de um relato de caso com o objetivo analisar as possíveis causas e dificuldades inerentes no processo de ensino-aprendizagem de Química para um aluno surdo, tendo como base a experiência vivenciada como monitora voluntária de Química para estudantes do ensino médio no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, campus Maceió, entre os anos de 2019 a 2022. Na história da educação dos surdos, inúmeros relatos mostram os entraves enfrentados por eles ao longo de vários anos para se conseguir acesso a educação, onde métodos de ensino direcionados a eles foram criados por ouvintes que não falam a mesma língua do sujeito surdo o que influenciou nos métodos de ensinos atuais. Posto isso, durante a vivência da monitoria, foi possível observar e experimentar como é a realidade do ensino inclusivo e nessa jornada foram presenciados diversas causas que levam às dificuldades de aprendizagem desse aluno surdo em seu aprendizado da ciência Química através das metodologias aplicadas pelos professores. Esse tema se mostrou de grande relevância por levar em consideração uma reflexão sobre a qualidade do ensino de Química atual ofertada para estudantes surdos e com ele pretende-se inquietar os docentes da área de Química acerca de elaborar práticas inclusivas que possibilitem o envolvimento desses sujeitos em suas aulas, estabelecendo assim uma boa inclusão, o favorecendo a ter uma educação de qualidade que os levem a construção do saber científico.