Navegando por Autor "Fiori , Ana Paula Santos de Melo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Sequência didática: formação docente para o uso da ferramenta Webquest na educação profissional e tecnológica(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2022-02-22) Silva, Maria de Fátima da; Fiori , Ana Paula Santos de MeloAs Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) apresentam diversas potencialidades no âmbito educacional, todavia, estudos indicam que os estudantes tendem a se dispersar diante da variedade de recursos e informações presentes no universo virtual, o que pode dificultar o processo de construção de conhecimento (MORAN, 2007; SANTOS; BARIN, 2014). Essa ambiguidade que caracteriza o uso pedagógico das TDIC gera diversos questionamentos sobre o processo de pesquisa em fontes virtuais: transformar informação em conhecimento representa um desafio para os alunos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional? Os estudantes conhecem ferramentas pedagógicas que facilitam pesquisas na internet? Como orientar os discentes no processo de pesquisas virtuais de modo a reduzir a dispersão, o plágio e a influência de fake news? A ferramenta WebQuest (WQ) possibilita que os conteúdos curriculares sejam organizados de forma a reduzir a dispersão dos estudantes ao realizarem pesquisas no mundo virtual, estimulando “a construção do conhecimento por meio de um ambiente de aprendizagem guiado, utilizando a Web de forma educativa e reflexiva, instigando os alunos à construção do próprio saber” (SANTOS; BARIN, 2014, p. 4).