Navegando por Autor "Costa, Lenin Mendes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Utilização de objetos de aprendizagem para inclusão de alunos surdos no ensino médio integrado ao técnico(2021) Costa, Lenin Mendes; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Vasconcelos Neto, Edson Peixoto de; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; Silva, Géssika Cecília Carvalho daA partir da aplicação de políticas públicas que tratam do processo de inclusão social das Pessoas com Deficiência (PcD) no Brasil as Instituições Federais de Ensino passaram a ocupar um papel de destaque, especialmente no campo educacional quando as leis passaram exigir, além da inclusão na Educação, a reserva de vagas na rede federal de educação. Como resultado final, o acesso dessas pessoas à Educação possibilitou tanto o ingresso na escola como também seu acesso ao conhecimento científico e ao mundo do trabalho. No entanto, o percurso dessa inclusão escolar não ocorreu de forma linear ou plena dentro dos Institutos Federais (IF). Por exemplo, no Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal Deodoro (Ifal/MD), após pesquisa diagnóstica, ficou evidente a necessidade do uso de materiais adaptados para auxiliar o professor no processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos matriculado na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A falta desses materiais representa um desafio à inclusão escolar e à Educação, que precisa se adequar às necessidades desses estudantes surdos. Diante dessa constatação, desenvolveu-se uma pesquisa cujo objetivo principal foi fazer um estudo voltado para a utilização de objetos de aprendizagem (material adaptado) para alunos surdos no Ensino Médio Integrado ao Técnico e como objetivos específicos: i) elaborar uma cartilha digital adaptada em Libras sobre a Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei n. 9.433/1997); ii) apontar a correlação existente entre a política de recursos hídricos e a política ambiental; e iii) contribuir para formação profissional nas áreas de recursos hídricos e meio ambiente. Com isso, foi criado um Produto Educacional que permitiu a esses estudantes a aquisição de conhecimentos científicos e, consequentemente, a permanência deles na escola em igualdade de condições com seus pares ouvintes. O percurso metodológico da pesquisa diagnóstica se apoiou numa abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, elaborada por meio de um questionário aplicado aos alunos do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente do Ifal/MD, com objetivo de subsidiar o desenvolvimento de dois momentos diferentes: (i) elaboração da pesquisa diagnóstica junto a dois alunos surdos do referido Curso; e (ii) construção e aplicação do Produto Educacional. Os dados coletados demonstraram que não há registros de materiais adaptados para esses alunos, e que tais materiais são extremamente importantes no processo de ensino deles. Verificou-se também que a instituição educacional, diante de uma prática pedagógica inclusiva, precisa se adequar à legislação e se mobilizar para reverter esse quadro de forma a promover pesquisas, novos métodos e técnicas pedagógicas, no sentido de criar produtos educacionais e estratégias que atendam às necessidades educacionais especiais de determinados grupos de estudantes e que propiciem condições efetivas de aprendizagem. Os dados analisados, em diálogo com os autores presentes na fundamentação teórica, serviram de base para a elaboração do Produto Educacional voltado a esses alunos, como forma de contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Como conclusão, a avaliação final dos pesquisados mostrou que o material adaptado desenvolvido nesse trabalho de pesquisa atendeu aos objetivos proposto estando apto para permitir o acesso ao conhecimento disponível no citado curso.