Navegando por Autor "Cavalcanti , Ricardo Jorge de Sousa"
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Item A importância da leitura infantojuvenil para a formação do leitor crítico(2024-07-19) Barbosa, Arthur William Cavalcante; Barbosa, Cleusa Salvina Ramos Maurício; http://lattes.cnpq.br/7243836316721979; Santos , Elaine Cristina Rapôso dos; http://lattes.cnpq.br/0758592442310125; Cavalcanti , Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955Este trabalho aprofundou-se na investigação da importância da literatura infantojuvenil para a formação do leitor crítico. Ao abordar o problema da necessidade de compreender como as obras direcionadas ao público jovem contribuem para o desenvolvimento cognitivo e emocional, este estudo insere-se no contexto educacional, visando compreender como a literatura infantojuvenil pode ser uma ferramenta eficaz na promoção da leitura crítica entre crianças e adolescentes. No âmbito da metodologia, adotou-se uma abordagem qualitativa. Os resultados obtidos destacaram a importância crucial da literatura infantojuvenil como mediadora na construção da identidade e na promoção da reflexão crítica entre os leitores jovens. A pesquisa ressalta a necessidade premente de integrar de maneira mais efetiva obras da literatura no ambiente educacional, reconhecendo seu potencial transformador na sociedade contemporânea. Além disso, destaca a relevância de fomentar a leitura crítica desde a infância, reconhecendo a literatura como uma aliada essencial na formação de cidadãos reflexivos e conscientes. Com contribuição teórica de Rildo Cosson, Bernard Charlot, Lígia Cademartori, Regina Zilberman e Marisa Lajolo, essa compreensão reforça a importância de valorizar e incorporar a literatura infantojuvenil nas práticas pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento pleno dos leitores em formação.Item Guia Teoria das Marés(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2021-03-28) Silva, Olívia Gabrielly Laranjeira; Cavalcanti , Ricardo Jorge de Sousa; Moraes, Eduardo Cardoso; Melo, Beatriz Medeiros deEsta publicação faz parte da pesquisa de mestrado intitulada “Promoção de saúde na escola: a Teoria das Marés como prevenção e suporte aos transtornos de ansiedade em estudantes do Ensino Médio Integrado”, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) – Campus Benedito Bentes, sob orientação dos professores Eduardo Cardoso Moraes e Beatriz Medeiros de Melo. Trata-se de um guia desenvolvido a partir da metodologia da pesquisa-ação, a qual proporciona uma compreensão de crenças, valores, opiniões e interpretações dos adolescentes acerca de sua forma de viver, pensar e sentir, que condiz com os processos e fenômenos sociais nos quais estão inseridos e envolvidos (THIOLLENT, 2009). Para elaborá-lo usou-se como referência os trabalhos desenvolvidos com o Modelo das Marés e criado por Phil Barker e Poppy Buchanan-Barker, para cuidados em saúde mental, que se caracteriza pelo respeito às histórias de cada indivíduo, que cuida “com” em vez de cuidar “de” e que presta uma assistência genuinamente colaborativa. A reflexão que as pessoas fazem sobre suas experiências, ao utilizarem a Teoria das Marés, traz como benefício a consciência de si mesmo e do mundo, e além da promoção de consciência, os instrumentos desenvolvem também progresso linguístico, já que todos os materiais são escritos pela própria pessoa, autoconhecimento, autoexame e a materialização de um trabalho multiprofissional em que profissionais da saúde e da educação compartilham experiências de cuidado. O guia traz como conteúdo a apresentação da Teoria das Marés, no primeiro capítulo, em que se aponta a analogia do modelo com a vivência humana; o segundo capítulo discute os compromissos e competências que os profissionais precisam ter para trabalhar com esta abordagem e explica a utilização do modelo das marés na prática, por meio de instrumentos que sistematizam a assistência de enfermagem em saúde mental – Avaliação Holística, Sessões de um para um, Avaliação Monitorada e o Plano de Segurança Pessoal. A terceira seção explana os Trabalhos em grupo, em que são dadas orientações e sugestões para a realização da dinâmica em grupo. O quarto capítulo – A construção de pontes o papel da enfermagem – retrata como ocorre a aplicação do Processo de Enfermagem e a Sistematização da Assistência na Teoria das Marés; e, no último tópico é simulado um atendimento de enfermagem com base no Modelo das Marés.