Navegando por Autor "Cavalcante, Damares da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item RecomendaTEC: um sistema de recomendação para o auxílio de estudantes do ensino médio na escolha de um curso na educação profissional e tecnológica(2023-12-13) Cavalcante, Damares da Silva; Dias Júnior, Maurício Vieira; https://orcid.org/0000-0003-4567-7974; http://lattes.cnpq.br/7559926762884507; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Bezerra, Rosivânia Silva; http://lattes.cnpq.br/5585915585256487No mundo globalizado em que vivemos, a quantidade de informações acessíveis tornaram-se infinitas em conteúdo, modalidade e formas de acesso. O processo de escolha em meio a tantas opções torna-se humanamente dificultoso, por isso, surgiram formas de filtros tanto nos mecanismos de busca online quanto nas plataformas de hospedagens de conteúdos textuais e multimídia. O estudo das melhores possibilidades de aprendizagem dos alunos é um campo presente dentro da problemática da Psicologia Educacional. Os sistemas de recomendação (SR) começaram a ganhar espaço dentro do âmbito da educação pela possibilidade de trazer vantagens para os estudantes sob diferentes aspectos. A saída de estudantes do ensino médio para o ensino técnico profissional de nível técnico ou superior torna-se um desafio, dado que a escolha de uma área de atuação implica em uma escolha que irá gerar repercussão em toda a sua vida. O objetivo geral da pesquisa é propor um modelo SR para a escolha de cursos para auxiliar os estudantes a tomarem uma melhor decisões com base em características extrínsecas e intrínsecas ao aluno. A pesquisa utilizará dados do histórico escolar de todo o ensino básico dos alunos e um questionário de perfil baseado no modelo Realistic-Investigative-Artistic-Social-Enterprising-Conventional (RIASEC). O SR utilizará os algoritmos de filtragem baseada em conteúdo e filtragem colaborativa. Como trabalhos futuros, pretende-se implementar o modelo para o desenvolvimento de uma ferramenta para aplicação com dois níveis de estudantes: (1) estão cursando o ensino médio; e (2) estudantes que acabaram o ensino médio há mais de 1 ano. Com os resultados da aplicação será possível determinar o nível de efetividade da solução proposta.