Navegando por Autor "Barros , Roberto Idalino"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Identidades LGBTQIA+ silenciadas: rodas de conversa sobre diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-07-29) Barros , Roberto Idalino; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Veras, Elias Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9237266972750779; Nascimento Neto, Luiz Domingos do; http://lattes.cnpq.br/5705008568259147A diversidade sexual e de gênero das/os estudantes é uma das questões que se tem evidenciado na escola nos últimos tempos, principalmente nas duas últimas décadas. Nesse sentido, faz-se imprescindível estudos para analisar como o espaço escolar, sobretudo na Educação Profissional de nível médio, tem se colocado diante dessa temática em termos de reflexão, currículo e inclusão. Aspectos ligados à diversidade sexual e de gênero, quando não considerados no contexto escolar, podem representar uma forma de exclusão (JUNQUEIRA, 2009; BENTO, 2011). Nesse contexto, o objetivo deste estudo é o de possibilitar espaços de discussões que envolvessem as identidades LGBTQIA+ em contextos formais de ensino na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir da formação de rodas de conversa, com vistas à produção de um Produto Educacional. Este tema está diretamente articulado à transversalidade do currículo escolar na modalidade da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), uma vez que esta tem como cerne a perspectiva de educação crítico-emancipatória (RAMOS, 2014; PACHECO, 2011). Um estudo com tal enfoque apresenta-se relevante para refletir e propor um currículo e uma escola que vise à inclusão da diversidade em seus programas de ensino (MISKOLCI, 2012; PELÚCIO, 2014). Desse modo, a pesquisa contou com uma abordagem qualitativa, cujo método é o da pesquisa-ação, embasado em autores como Thiollent (2007), Barbier (2002) e Tripp (2005). Os procedimentos metodológicos incluíram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Uma das principais técnicas de pesquisa utilizadas foram as Rodas de Conversa com as/os participantes voluntárias/os, envolvendo estudantes e técnicos- assistenciais com vistas à apreensão de suas vozes para a elaboração de um Produto Educacional (PE). Instrumentos como questionários-perfil, aplicados a docentes, estudantes e pessoal técnico-assistencial, e questionários de satisfação também compuseram a coleta dos dados. Como resultados, constatamos que há um fosso entre as normativas que orientam a inclusão da temática da diversidade sexual e de gênero no currículo e sua efetiva prática; todas/os alegam a necessidade de uma abordagem mais sistemática dessa questão no currículo da instituição; e, ainda, a aplicação do Produto Educacional, junto aos segmentos participantes da pesquisa, comprovou sua efetividade no que tange à promoção de debates sistemáticos nesse sentido.