Navegando por Autor "Barros, Roberto Idalino"
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Item Identidades LGBTQIA+ silenciadas: rodas de conversa sobre diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica de nível médio(2021) Barros, Roberto Idalino; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; Melo, Beatriz Medeiros de; Veras, Elias Ferreira; Neto, Luiz Domingos do NascimentoA diversidade sexual e de gênero d as o s estudantes é uma das questões que se tem evidenciado na escola nos últimos tempos , principalmente nas duas últimas décadas. Nesse s entido, faz se imprescindível estudos para analisar como o espaço escolar, sobretudo na Educação Profissional de nível médio, tem se colocado diante dessa temática em termos de reflexão, currículo e inclusão. Aspectos ligados à diversidade sexual e de gêne ro, quando não considerados no contexto escolar, podem representar uma forma de exclusão JUNQUEIRA , 2009 ; BENTO , Nesse contexto, o objetivo deste estudo é o de possibilitar es paços de discussões que envolvessem as identid ades LGBTQIA+ em contextos formais de ensino na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir da formação de rodas de conversa com vistas à produção de um Produto Educacional. Este tema está diretamente articulado à transversalidade do currículo escolar na modalidade da Educaç ão Profissional e Tecnológica (EPT), uma vez que esta tem como ce rne a perspectiva de educação crítico emancipatória RAMOS, 2014; PACHECO , 2011 )). Um estudo com tal enfoque apresenta se relevante para refletir e propor um cur rículo e uma escola que vise à inclusão da diversidade em seus programas de ensino MISKOLCI , 2012; PELÚCIO , 2014). Desse modo, a pesquisa contou com uma abordagem qualitativa, cujo método é o da pesquisa ação, embasado em autores como Thiollent (2007), Barbier (2002) e Tripp (2005). Os pro cedimentos metodológicos incluíram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Uma das principais técni cas de pesquisa utilizadas foram as Rodas de Conversa com as/os participantes voluntárias/o s , envolvendo estudantes e técnicos a ssistenciais com vistas à apreensão de suas vozes para a elaboração de um Produto Educacional (PE). Instrumentos como questionários per fil, aplicados a docentes, estudantes e pessoal técnico assistencial e questionários de satisfação também compuseram a c oleta dos dados. Como resultados, constatamos que há um fosso entre as normativas que orientam a inclusão da temática da diversidade sexu al e de gênero no currículo e sua efetiva prática; todas/os alegam a necessidade de uma abordagem mais sistemática dess a questão no currículo da instituição; e, ainda, a aplicação do Produto Educacional, junto aos segmentos participantes da pesquisa, comprovou sua efetividade no que tange à promoção de debates sistemáticos nesse sentido.