Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Redifal
Sobre
  • Apresentação
  • Política
  • Como Publicar
  • Contato
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Barbosa , Josilane Paulino"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Proposta de um programa de educação financeira como complemento a formação discente dos cursos técnicos de nível médio do IFAL/Penedo
    (2021) Barbosa , Josilane Paulino; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; Almeida , Ricardo Santos de; Oliveira, Natália Queiroz da Silva
    Em uma sociedade onde as finanças estão cotidianamente presentes na vida das pessoas, seja no ambiente doméstico, profissional ou escolar, percebemos o quanto o dinheiro é necessário, embora muitas vezes não o encaremos como essencial, não é possível deixá-lo de lado. Independentemente do valor dos rendimentos, a educação financeira é primordial na rotina diária das pessoas, para que seja possível minimizar o consumo excessivo e consequentemente incentivar o consumo consciente. Nesse sentido, a inserção da Educação Financeira no âmbito escolar certamente ajudará a formação de adultos mais responsáveis financeiramente, ao possibilitar um entendimento de que independente do valor da renda percebida, a educação financeira deve estar presente na vida diária de todos. E partindo do princípio que a instituição escolar tem um papel bastante relevante na formação dos jovens, é possível que a escola possibilite um entendimento sobre noções de consumo consciente, bem como noções de poupança e investimentos desde cedo. Esse trabalho tem como objetivo propor a inserção de um programa de educação financeira como complemento à formação discente dos cursos técnicos de nível médio do IFAL/Penedo. A pesquisa está caracterizada como pesquisa bibliográfica, a qual será convertida em uma proposta de pesquisa-ação, a qual utilizará uma abordagem qualitativa. A população a ser pesquisada por meio de questionários são os discentes dos cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Penedo, ocasião em que a coleta de dados ocorrerá por meio da aplicação de um questionário estruturado, o qual será distribuído aos discentes através do e-mail institucional. Diante dos estudos realizados até o momento, é urgente a necessidade de inserir no espaço educacional, temas relacionados à alfabetização financeira.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS