Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Redifal
Sobre
  • Apresentação
  • Política
  • Como Publicar
  • Contato
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Alves, Diego dos Santos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    História, memória e imagem quilombola: o vídeo educativo como recurso didático no currículo do ensino médio integrado
    (2021-02-26) Alves, Diego dos Santos; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Melo, Beatriz Medeiros de; • http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Marques, Danilo Luiz; http://lattes.cnpq.br/5170508611402457; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317
    Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal), possui como objetivo principal investigar o lugar da memória quilombola na memória coletiva da comunidade do Alto do Tamanduá/AL e nos currículos oficiais do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Alagoas. Vinculado ao objetivo principal, apresentamos um outro: produzir vídeo educativo que amplie o conhecimento acerca das comunidades remanescentes quilombolas no universo formativo do Ensino Médio Integrado, sob o paradigma da formação integrada. O vídeo educativo apresenta-se como Produto Educacional (PE), sendo acompanhado por uma sugestão de Sequência Didática, que apresenta múltiplas possibilidades para o trabalho com a história e memória quilombola. Este intento foi realizado tendo como base a abordagem qualitativa, com aporte nos métodos da pesquisa-ação e da História Oral. A primeira parte da pesquisa-ação oferece um diagnóstico acerca do contexto educacional, captado por meio de questionários fechados e entrevistas semiestruturadas, aplicados a 31 estudantes do campus do Ifal em Santana do Ipanema e a 31 professores lotados no Instituto Federal de Alagoas. Na fase seguinte, foram realizadas as entrevistas com moradores/as da comunidade remanescente quilombola do Alto do Tamanduá/AL, que compõem o material audiovisual do Produto Educacional. Para tanto, adotou-se a perspectiva da História Social inglesa, que privilegia as narrativas tecidas por homens e mulheres comuns, que um sem-número de vezes têm seu protagonismo preterido em relação aos mitos públicos. O vídeo educativo passou por avaliação de pesquisadores/as, docentes, estudantes e moradores/as quilombolas. Concebe-se que a presente investigação cria possibilidades para a ressignificação do lugar ocupado pelos quilombolas no currículo e nas práticas educativas, contribuindo para uma educação antirracista, que valorize a história e memória afro-brasileira e africana, e desconstrua padrões discriminatórios, racistas e excludentes.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS