Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Redifal
Sobre
  • Apresentação
  • Política
  • Como Publicar
  • Contato
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Almeida, Roseany Maria Araujo de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Organização das informações dos assuntos acadêmicos: manual de orientação para os discentes da educação profissional e tecnológica
    (2024) Almeida, Roseany Maria Araujo de; Lima Filho, Adalberon Moreira de; Lima Filho, Adalberon Moreira de Lima; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; Barros, Albani de
    O período de transição do ensino fundamental para o médio é desafiador, marcado por mudanças biológicas, emocionais e sociais, exigindo mais autonomia e responsabilidade dos alunos. Ao ingressarem na Educação Profissional e Tecnológica, os jovens são conduzidos a compreender sua formação de maneira integral, dentro de uma abordagem que os prepara não somente para o mercado de trabalho, mas sobretudo para atuarem de maneira ativa na sociedade. A pesquisa aborda a elaboração de um Produto Educacional e foi orientada pela seguinte questão problema: A criação de um Manual Didático sobre a organização das informações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) – Campus Maceió, favorecerá a compreensão dos processos educativos e organizacionais pelos estudantes matriculados no ensino técnico de nível médio integrado à educação básica? Dessa forma, objetivou-se investigar as contribuições de um manual didático sobre as informações institucionais e acadêmicas do IFAL. A metodologia da pesquisa é qualitativa, do tipo pesquisa-ação, desenvolvida conforme o seguinte itinerário: 1ª) diagnóstico; 2ª) desenvolvimento de instrumentos e estratégias de coleta de dados; 3ª) registro do Projeto de Pesquisa na Plataforma Brasil e no Comitê de Ética em Pesquisa; 4ª) comunicação estratégica com a direção e setores envolvidos na pesquisa do IFAL Campus Maceió; 5ª) coleta de dados; 6ª) análise e tratamento dos dados coletados; 7ª) elaboração do produto educacional; e, por fim, a última, 8ª) avaliação e validação do manual didático. Os participantes desta pesquisa são compostos por dois grupos distintos. O primeiro grupo é formado por discentes que estão devidamente matriculados no ensino técnico de nível médio, integrado à educação básica do IFAL - Campus Maceió, o segundo grupo é composto por gestores que atuam nos setores de pedagogia, psicologia, assistência estudantil e no núcleo de apoio às pessoas com necessidades específicas. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário diagnóstico e um formulário de avaliação do Produto Educacional (PE) destinado aos discentes, além de uma entrevista semiestruturada para os gestores. Para analisar os dados, utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo. As análises foram organizadas por dimensões de análise da seguinte forma: entrevista semiestruturada - 1) Funcionamento dos setores; 2) Serviços ofertados; 3) Contribuições; 4) Operacionalização; 5) Divulgação. Questionário diagnóstico: 1) Perfil dos estudantes; 2) Percepção da organização dos setores acadêmicos; 3) Compreensão dos serviços; 4) Acesso às informações. O questionário diagnóstico e a entrevista semiestruturada apresentaram resultados positivos em relação à pergunta norteadora da pesquisa, na medida em que serviram para orientar a construção do Produto Educacional. Os resultados provenientes do formulário de avaliação, preenchido pelos estudantes, e do feedback recebido do gestor do setor de psicologia em relação ao Produto Educacional, revelaram que o manual proporciona uma visão abrangente dos procedimentos, elucidando dúvidas e fornecendo orientações relevantes para guiar os estudantes em sua trajetória no IFAL. Destacase, ainda, a clareza da linguagem empregada e a organização do material, tornando a compreensão mais acessível para os alunos, especialmente para aqueles que estão iniciando sua jornada acadêmica.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS