Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Redifal
Sobre
  • Apresentação
  • Política
  • Como Publicar
  • Contato
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Almeida, Igor Carlos Alvim de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Dando sentido a equações do segundo grau a partir do uso do material dourado
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-29) Almeida, Igor Carlos Alvim de; Siqueira, Anderson Rangel Batista; http://lattes.cnpq.br/8130778140721340; Castro, Diogo Meurer de Souza; http://lattes.cnpq.br/6863749871487154; Santos, Givaldo Oliveira dos
    Nesse presente trabalho, aplicado na Escola Estadual Theonilo Gama, localizada no bairro do Jacintinho em Maceió-AL, onde participei do programa de Residência Pedagógica pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), campus Maceió. Nas turmas “A” e “D” da 3a série do Ensino Médio, vamos desmistificar a dificuldade que alguns alunos tinham ao se deparar com o assunto de equações do segundo grau, na qual da pandemia de covid-19 as aulas na escola foram muito afetadas e esses discentes estavam com bastante dificuldade na resolução tanto de equações do primeiro como do segundo grau. Para poder sanar as dúvidas acerca do assunto, utilizamos o material dourado para aplicação e resolução das equações do segundo grau, na qual foi demonstrada outra possibilidade de encontrar as raízes dos polinômios, associando a parte algébrica com a geométrica, através da manipulação desse objeto. Através do uso desse instrumento foi possível desenvolver as competências e habilidades necessárias para a compreensão das relações abordadas em sala de aula e encontrar as raízes de uma equação quadrática, bem como os lados de um retângulo formado pelas peças do material dourado. Daí, as reflexões sobre o desenvolvimento da estrutura algébrica na construção geométrica feita em sala, onde utilizando os materiais manipuláveis para o ensino aprendizagem auxilia a compreensão dos significados e resolução de situações-problemas.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS