Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT por Autor "Barbosa, José Isnaldo de Lima"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Controle social como mecanismo de cidadania no âmbito do Instituto Federal de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-12-21) Nascimento, Jefferson Gerlânio do; Barbosa, José Isnaldo de Lima; http://lattes.cnpq.br/3111088449226485A pesquisa apresenta o controle social como elemento de cidadania para a formação humana integral no âmbito da Educação Profissional. No contexto do Ensino Médio Integrado, expõe as razões e os fundamentos da importância do controle social na gestão do dinheiro público e no exercício da cidadania. Descreve e analisa também os instrumentos que possibilitam a qualquer cidadão a participação, o acompanhamento e a fiscalização dos atos praticados pela administração pública, especialmente na esfera do Instituto Federal de Alagoas. Guia-se por uma metodologia qualitativa, em que se investigou determinadas práticas dos estudantes pesquisados, por meio da aplicação de questionários, com o objetivo de analisar o nível de conhecimento desses educandos acerca do tema controle social. Possui ainda um produto educacional, no formato de cartilha educativa, para disseminar o exercício do controle social. Finaliza ser necessário desenvolver ações no espaço escolar que promovam o controle dos atos praticados pelos gestores públicos. Para tanto, os docentes têm um papel importante, pois eles podem construir projetos pedagógicos, com a temática do controle social no ambiente acadêmico.Item Oficina de robótica educacional como mecanismo de articulação entre teoria e prática no curso técnico em eletrônica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-04-27) Santos, Fernanda Cordeiro dos; Sobral Júnior, Geraldo Alves; http://lattes.cnpq.br/0932135146183444; Dias, Wandearley da Silva; http://lattes.cnpq.br/4655224339571082; Barbosa, José Isnaldo de Lima; http://lattes.cnpq.br/3111088449226485Esta pesquisa tem por intuito analisar como ocorre a relação entre a teoria e a prática no processo de preparação dos alunos do IFAL- Campus Maceió para os campeonatos de robótica realizados por esta instituição. O objetivo principal é construir um instrumento didático pedagógico que possa contribuir no processo de ensino e aprendizagem e na integração entre os conteúdos de disciplinas específicas da área técnica e os torneios de robótica. A robótica educacional é um recurso tecnológico que permite a integração entre diferentes áreas do conhecimento, tais como: física, eletrônica, informática, mecânica e lógica, o que a torna uma aliada no processo de aprendizagem, visto que por possuir uma proximidade com o dia-a-dia, esta possibilita relacionar os conhecimentos aprendidos em sala com a realidade vivenciada pelos alunos. Neste sentido, desenvolvemos dois produtos educacionais, um tutorial e uma oficina de robótica. O tutorial elaborado tem por finalidade se constituir como um material potencialmente significativo, bem como apresentar orientação inicial para melhor assimilação do conhecimento pertinente à área de robótica. O desenvolvimento da oficina por sua vez, tem como base as fases de planejamento, a aplicação e avaliação. As diferentes variáveis que intervém no processo de ensino aprendizagem foram sistematizadas a fim de organizar a prática docente. A pesquisa tem como método para o seu desenvolvimento a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos metodológicos a entrevista semiestruturada e o questionário semiestruturado, realizados respectivamente com o professor organizador dos torneios e com os alunos que participaramda oficina de robótica. Os resultados obtidos apontam que a prática pedagógica adotada na oficina de robótica favorece o processo de aprendizagem, bem como prepara os alunos para a participação em torneios de robótica.Item Política de ação afirmativa no ensino médio integrado: ação educativa em arquivo para o ensino da História e Cultura Afro-brasileira no contexto da Lei 10.639/2003(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-18) Santana Filho, Décio de; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Oliveira, Gabriel Abílio de Lima; http://lattes.cnpq.br/2230744058359248; Lima, André Suêldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Barbosa, José Isnaldo de Lima; http://lattes.cnpq.br/3111088449226485No âmbito das políticas afirmativas no Brasil foi instituída a Lei 10.639/2003, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas, públicas e privadas, de níveis fundamental e médio. Todavia, com mais de quinze anos da sua promulgação, continua sendo um desafio a sua implementação. Este trabalho teve como objetivo apresentar a ação educativa em arquivo como estratégia para o ensino da História e Cultura Afro-brasileira no Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Procedeu à pesquisa do tipo qualitativo, de natureza aplicada. O procedimento foi da pesquisa-ação. O contexto de aplicação foi o Campus Marechal Deodoro/IFAL e o Arquivo Público de Alagoas (APA). Os participantes da pesquisa foram os professores de História do IFAL, os alunos do 3º ano dos Cursos Técnico em Guia de Turismo e do Técnico em Meio Ambiente, do Campus Marechal Deodoro e um representante do APA. O método de coleta de dados, utiliza-se as técnicas de observação participante, análise documental e aplicação de questionários. Como resultado da pesquisa verificou que a ação educativa é uma realidade do APA. A instituição está aberta para recepcionar o público escolar. No seu acervo há jornais, ofícios, correspondências, livros, atestados, inventários que podem ser transformados em recursos didáticos para o ensino da História Afro-brasileira. Considera-se que o estudo amplia as discussões sobre ação educativa em arquivo, apresenta a relevância da interdisciplinaridade para solucionar situações sociais concretas. Como também, contribui com as ações voltadas para concretizar a Lei 10.639/2003 no Ensino Médio Integrado em Alagoas. Por último, elabora-se o Produto Educacional, uma Cartilha digital, Arquivo Público de Alagoas como espaço não formal de educação para o ensino da História e Cultura Afro-brasileira. Esse material conecta o docente de História com fontes primárias e permite realizar práticas educativas no APA.Item Trabalho, ciência, tecnologia e sociedade : reflexões no contexto do ensino médio integrado ao técnico na formação em eletrotécnica do Instituto Federal de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-03-04) Santos, Jonathas Costa Vieira dos; Sobral Junior, Geraldo Alves; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Barbosa, José Isnaldo de Lima; https://orcid.org/0000-0002-2266-4364; http://lattes.cnpq.br/3111088449226485; Lopes Neta, Natércia de Andrade; https://orcid.org/0000-0002-5532-9300; http://lattes.cnpq.br/4880247640523667O trabalho discute a prática científica vinculada aos seus impactos sociais e nas relações de trabalho no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, reflexões que subsidiaram o desenvolvimento de um Produto Educacional, em formato de vídeo, construído para alunos da terceira série do ensino médio integrado ao técnico na formação em Eletrotécnica do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió. O Produto Educacional reflete a história do cientista inglês Michael Faraday (1791-1867), responsável pelo descobrimento do princípio dos transformadores e dos motores elétricos, máquinas fundamentais para a Eletrotécnica e significativas no universo formativo dos discentes. O material foi aplicado no âmbito do componente curricular Máquinas Elétricas, seguido de uma discussão mediada pela equipe de pesquisa e por um professor colaborador. Seu objetivo é contribuir com a formação humana integral promovendo uma reflexão em torno da ciência e da tecnologia enquanto produções humanas com implicações sociais que perpassam o mundo do trabalho . O estudo é de caráter qualitativo e utiliza o método da pesquisa-ação. A base teórica da pesquisa conta com autores como Ciavatta, Ramos, Moura e Saviani, entre outros, todos filiados à corrente políticofilosófica progressista. Dados coletados por meio de questionários semiestruturados foram interpretadas utilizando-se a técnica de Análise de Conteúdo e organizados em quadros temáticos contendo as representações de ciência e tecnologia, associadas aos impactos dessas no mundo do trabalho, tais como expressas pelos estudantes. Os resultados demostram nos sujeitos capacidade de articulação conceitual entre os temas centrais da pesquisa, mas ausência de posicionamentos críticos quanto à questionável neutralidade de ciência e tecnologia na sociedade, ou de conflitos de interesses que pudessem interferir na concepção desses elementos. Também apontam para o potencial do Produto Educacional como material de aprendizagem significativa no contexto da EPT.