TCC Química
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Química por Autor "Bastos, Alexandre Fleming Vasques"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O processo de aprendizagem em química: análises dos instrumentos avaliativos em uma escola estadual de educação básica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-10-13) Santos, Duciêda Narciso dos; Bastos, Alexandre Fleming Vasques; http://lattes.cnpq.br/7239157167819125; Ferreira Júnior, Jésu Costa; http://lattes.cnpq.br/5859354241648167; Serbim, Flávia Braga do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569Existem diversos métodos de avaliar o aluno e os instrumentos avaliativos utilizados e aplicados de forma adequada, considerando o contexto em que os alunos estão inseridos, como também da metodologia do professor e concepções adotadas por ele favorece o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. A presente pesquisa analisou a eficiência e o desempenho dos instrumentos avaliativos utilizados por um professor da área de química em suas aulas em uma turma do ensino médio em uma instituição de educação básica da rede estadual de Alagoas. Esta pesquisa foi de cunho qualitativo em um estudo de caso em que foram utilizados os métodos de abordagem indutiva e de procedimento observacional. O período da pesquisa foi entre março e agosto de 2019 e as técnicas de produção dos dados foram notas de campo, fotos, questionários e análise documental. Os questionários foram aplicados com o professor de química e alunos da turma e os documentos analisados foram os instrumentos avaliativos utilizados em sala de aula durante o caminhar da pesquisa. As análises e discussões sobre os instrumentos avaliativos de química foram feitas a partir dos dados coletados na escola, como também na avaliação dos materiais impressos, o qual foi utilizado como recurso para comprovar a veracidade da pesquisa. A pesquisa foi fundamentada pela teoria de LUCKESI, porém foram utilizadas outras teorias pedagógicas defendidas por diversos estudiosos da área. Durante a abordagem pode-se notar algumas reflexões sobre as concepções de avaliação e sobre os instrumentos avaliativos utilizados pelo professor. Nos resultados de nossas análises evidenciou-se que o professor priorizou a avaliação voltada ao método tradicional, porém, com alguns vestígios da concepção construtivista, como também progressista na sua proposta pedagógica. Assim sendo, tais pesquisas nos ajudam a entender a importância de selecionarmos instrumentos de avaliação de forma adequada para obtermos um diagnóstico positivo da avaliação de química.Item Relação teoria e prática nas aulas de química no cotidiano da sala de aula(2024-11-10) Almeida, Albanise de Lima; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Nascimento, Flávia Braga do; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Bastos, Alexandre Fleming Vasques; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766O estudo de novas metodologias para o ensino de química é um tema bastante atual e importante, diante das intempéries no que diz respeito a contribuir no processo de ensino aprendizagem esse trabalho visa a contribuir com a Química demonstrando algumas metodologias que auxiliarão os professores a promover o esclarecimento dos conteúdos a serem trabalhados considerando a amplitude do tema na atualidade, o presente trabalho tem como objetivo Geral: compreender a importância da metodologia no processo de ensino-aprendizagem de química; Objetivos específicos são: Diagnosticar junto aos alunos e professores as dificuldades no processo ensino- aprendizagem em Química; Identificar os métodos e técnicas de ensinos utilizados pelos professores buscando a compreensão de como estes interferem no aprendizado da disciplina. Este trabalho se justifica, pois pesquisará sobre o tema que demonstra a importância da metodologia usada na sala de aula. O presente estudo trata de uma Pesquisa Bibliográfica com fins de descortinar as concepções do ensino de Química no contexto Brasileiro. Diante do estudo realizado, podemos perceber que muito ainda há que avançar na ação dos educadores, que apesar de toda legislação vigente, ainda não há uma preparação adequada desses profissionais que buscam o crescimento intelectual dos seus alunos. As abordagens deste trabalho efetivo com o corpo docente contribuirá para realizar a aplicação de novas metodologias de fato com tema relacionado aos jogos lúdicos, transversalidades e multidisciplinaridade.