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Item Etnozootecnia como proposta de valorização dos conhecimentos tradicionais em EPT(2021-08-27) Silva, Washington Luis Santos da; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; Lima, André Suêldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Silva, Ana Paula Gomes da; http://lattes.cnpq.br/3016801941244964Este trabalho é um estudo etnozootécnico que se desenvolveu na cidade de Palmeira dos Índios e região com o objetivo de recolher conhecimentos sobre o comportamento tradicional na criação de animais domésticos. Foram coletados dados para a caracterização dos sujeitos participantes, bem como os métodos e costumes regionais para a criação de animais domésticos (bovinos, caprinos, suínos, galinhas, marrecos, coelhos, equinos, cães e gatos). Os sujeitos participantes possuíam idade média entre 40 e 50 anos, de ambos os sexos, sendo a maioria iletrado ou com baixa escolaridade que desenvolvem ou desenvolveram atividades ligadas á agricultura ou criação animal. Dentre os conhecimentos mais registrados destacam-se o uso de fitoterápicos, rezas e orações (ainda persistindo as superstições em seres sobrenaturais tais como a caipora e outros). Nos animais, o uso dos conhecimentos tradicionais ocorre no tratamento de feridas cutâneas e controle de verminoses. A cartilha contribuiu para a valorização dos conhecimentos empíricos e tradicionais ainda em uso nas comunidades rurais, além disso possibilita a preservação da memória por meio da transmissão das crenças no processo de formação de profissionais técnicos da área das Ciências Agrárias.Item Valorização dos conhecimentos tradicionais sobre plantas medicinais no curso técnico em enfermagem(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-06-28) Santos, Pablo Rodrigo Moura; Lima, André Suêldo Tavares de; https://orcid.org/0000-0003-4687-0645; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Lima, André Suêldo Tavares de; https://orcid.org/0000-0003-4687-0645; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Gomes, Jarbas Maurício; https://orcid.org/0000-0001-8734-4727; http://lattes.cnpq.br/6712481495574847; Santos, Jakeline Maria dos; http://lattes.cnpq.br/3544536932727932O presente trabalho objetivou discutir o uso de um canteiro de plantas medicinais como espaço pedagógico e como recurso didático para o Cursos Técnicos em Enfermagem. Abordando a importância do tema numa perspectiva incentivada pela própria legislação pátria e também pela utilização dessas plantas num contexto popular, buscou-se agregar ciência com a cultura, categorias indissociáveis da formação humana na Educação Profissional e Tecnológica. Através da estruturação de um canteiro didático, pretendeu-se também refletir acerca de valores notáveis e importantes para os nossos dias, como: sustentabilidade, biodiversidade, inclusão social, cuidados com a saúde e valorização do saber popular no meio acadêmico. Para tanto, o estudo se assumiu como uma pesquisa-ação e, através de uma abordagem quantiqualitativa com viés colaborativo, investigou-se a percepção de docentes e discentes do Curso Técnico Subsequente em Enfermagem do IFAL – Campus Benedito Bentes sobre a importância das plantas medicinais, bem como a realização de oficinas para a construção de um canteiro didático, de modo que todos os esforços conspiraram para uma maior promoção acerca da reflexão sobre o assunto. Os dados obtidos foram tratados e submetidos à análise de conteúdo e, ao final, foram compilados e desenvolveu-se uma cartilha eletrônica, como produto educacional, para utilização na manutenção do novo espaço pedagógico, bem como para quem assim desejar construir canteiros didáticos de plantas medicinais. Constatou-se que os resultados da pesquisa alcançaram seus objetivos propostos, contribuindo para disponibilização de um novo espaço formal da educação ao Campus, possibilitando a conjugação dos valores culturais com a aplicação científica das plantas medicinais.