Produção Científica
URI Permanente desta comunidade
Inclui artigos de periódicos, livros, capítulos de livros e trabalhos de eventos produzidos no IFAL e/ou por autores do IFAL.
Notícias
Inclui artigos de periódicos, livros, capítulos de livros e trabalhos de eventos
Navegar
Navegando Produção Científica por Autor "Ferreira, Líllian Franciele Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Espaços 4.0 e a educação maker: mapeamento do perfil do docente para atuar em cursos de qualificação tecnológica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10) Ferreira, Líllian Franciele Silva; Albuquerque, Cassiano Henrique de; Pereira, Renata Imaculada Soares; Cavalcante, Patrícia Smithcurta duração do projeto Espaço 4.0. O projeto Espaço 4.0 consiste em seis ambientes makers construídos em container customizado, equipados com impressoras 3D, computadores, drones, kits de Robótica Educacional e de Internet das Coisas, ferramentas e instrumentos; com foco na capacitação de jovens entre 15 e 29 anos da comunidade, em tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0. A formação maker realizada pelos instrutores consistiu em abordar conteúdos relacionados às metodologias ativas, cultura maker, recursos digitais, design thinking e prototipação. Os instrutores que participaram da formação em abril de 2022, iniciaram efetivamente as atividades relacionadas aos cursos a partir de maio de 2022. Metodologicamente, esta pesquisa é de caráter exploratório e qualitativo, com foco na análise do questionário inicial aplicado aos professores que participaram da formação maker para os cursos que ocorreram simultaneamente nos Espaços 4.0 distribuídos em seis campi do Ifal. Os resultados iniciais apresentados mostram que a maioria dos instrutores possuem o grau de formação a nível de especialização e não possuem experiência em docência, sendo a prática pedagógica nos Espaços 4.0 o primeiro contato docente com alunos, numa experiência formal de educação. Os professores pesquisados tem o perfil relacionado a área tecnológica, porém, raramente já atuaram em projetos de inovação e tecnologia. Por fim, foram identificadas limitações relacionadas às Hard Skills dos instrutores, ao potencial de internalização dos pilares da cultura maker (criatividade, colaboração, sustentabilidade e escalabilidade) e habilidades digitais com o manuseio das tecnologias inovadoras disponíveis nos Espaços 4.0, o que potencializa a importância de promover formações continuadas, pautadas nos aspectos maker, para auxiliar a atuação profissional nesses espaços inovadores.Item Inclusão tecnológica de estudantes com necessidades específicas: um relato de experiência em Espaços Maker do Instituto Federal de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023) Albuquerque, Cassiano Henrique de; Cavalcante, Patrícia Smith; Ferreira, Líllian Franciele Silva; Pereira, Renata Imaculada Soares; Almeida, Flávia Bartira Pedro da SilvaEste artigo tem como objetivo apresentar o relato de experiência do planejamento e execução de dois cursos (Modelagem e Impressão 3D e Internet das Coisas) realizados através de um projeto em ambientes maker do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de forma inclusiva, para contemplar estudantes com necessidades específicas. Os cursos foram realizados nos campi do Ifal das cidades de Arapiraca e São Miguel dos Campos em Alagoas, em janeiro e em março de 2023, com carga horária de 20h cada. Os resultados iniciais evidenciam a importância de se adequar as ofertas para esse público, bem como o impacto positivo dessas iniciativas na vida dos estudantes com deficiência, tanto visual, quanto auditiva