Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
URI Permanente desta comunidade
Inclui trabalhos de conclusão de cursos de especialização e graduação produzidos no IFAL e fora dele
Navegar
Navegando Trabalhos Acadêmicos e Técnicos por Orientador "Barros, Emmanuella Farias de Almeida"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Uma prospecção do uso de metodologias ativas da educação no curso técnico em agropecuária – IFAL Campus Satuba(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-28) Gomes, Camilla Amanda de Oliveira; Barros, Emmanuella Farias de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4993497631882133; Montes, Valeria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Varjão, Márcio Thomas do SantosAs metodologias ativas representam abordagens educacionais que conferem aos estudantes o papel central no processo de aprendizagem, incentivando o engajamento, a motivação e a participação ativa. Além disso, essas abordagens promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. Na pesquisa em questão, foi adotado o método qualitativo e quantitativo por meio de um questionário online, destinado aos ex-alunos do curso técnico em agropecuária – IFAL Campus Satuba. Portanto, o objetivo do trabalho é analisar as metodologias empregadas no Ensino Médio Profissionalizante no IFAL - Campus Satuba e quais abordagens de ensino-aprendizagem desempenharam um papel ativo no desenvolvimento dos ex-alunos. Diante desse contexto, os resultados da pesquisa revelaram pouca diversidade de métodos ativos no curso técnico em agropecuária, sendo em suma maioria seminários e aulas práticas de campo, acontecendo uma restrição no desenvolvimento dos estudantes a outras formas de aprendizado. Dessa forma, enfatiza-se a necessidade de incorporar diferentes metodologias ativas para enriquecer a formação dos discentes e ampliar suas perspectivas educacionais.Item Reflexões sobre o processo de avaliação da aprendizagem na educação profissional e tecnológica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-04) Silva, Wedja Bezerra da; Barros, Emmanuella Farias de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4993497631882133; Gama, José Aparecido da Silva; Lima, Walter Matias; http://lattes.cnpq.br/0941145152986197A avaliação da aprendizagem é um elemento norteador do processo de ensino e aprendizagem, que vislumbra a construção do conhecimento. A presente pesquisa objetivou investigar as práticas avaliativas de nove docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Instituto Federal de Alagoas – IFAL, Campus Murici – AL. Consideramos o estudo dessa temática necessária, levando em conta a importância da avaliação como elemento norteador do processo de ensino e aprendizagem e as especificidades existentes da Educação Profissional e Tecnológica. Desse modo, esta pesquisa qualitativa buscou refletir sobre o processo de avaliação na Educação Profissional e Tecnológica, comtemplando a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem concebendo circunstâncias para que se promova uma educação de qualidade. Para tanto se fez necessário, identificar as concepções de avaliação que nortearam a prática educativa, e verificar os principais instrumentos de avaliação. Destacamos que para o desenvolvimento desta pesquisa buscamos aporte teórico nos estudos de Luckesi (1995 - 2011), Hadji (2001), Haydt (2011), Hoffmann (2001), Kenski (2007), Libâneo (1994 - 2007), dentre outros. Com os resultados obtidos nesta pesquisa, pode-se constatar a relevância da reflexão sobre o processo de avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica na prática docente, através da adoção de diversos instrumentos avaliativos que serviram como elementos norteadores do processo de aprendizagem do aluno e por sua vez, identificando as possibilidades e necessidades dos alunos da educação profissional que irão se inserir no mercado de trabalho.