TCC Engenharia Civil
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Navegando TCC Engenharia Civil por Orientador "Dantas, Vinicius"
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Item Comparação entre diagramas de interação de resistências para verificação de pilares submetidos à flexão composta reta utilizando os diagramas parábola retângulo e o retangular simplificado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-11-21) Santos, Jadson Ursulino dos; Dantas, Vinicius; http://lattes.cnpq.br/6043085975649062; Machado, Alexandre Cunha; http://lattes.cnpq.br/2428024851515021; Lima, Edja Laurindo deNo presente trabalho, versa sobre a comparação entre os diagramas de interação para pilares submetidos à flexão composta reta, utilizando os dois métodos de análise permitidos pela NBR 6118:2014, que são diagrama parábola-retângulo e o diagrama retangular simplificado. Para isso, foi desenvolvido um algoritmo no Mathcad prime 7, para verificação de pilares retangular com armadura distribuída de forma simétrica ao longo das faces, já a confiabilidade do algoritmo foi testada pelo software TQS (versão 22.12) estudante, onde foram comparados os diagramas de interação. Para esse fim, utilizou o diagrama parábola retângulo é o que o TQS usa. Adotou-se uma seção constante com armadura simétrica, variou-se a classes de resistência do concreto de C20 à C50 MPa e o domínio de deformação entre os domínios 1, 3/4 (entre o fim do domínio 3 e o início do domínio 4) e 5. Em comparação com programa profissional mostra que os resultados são muitos próximos. O mesmo estudo citado anteriormente foi utilizado para obter os resultados da comparação entre os diagramas de interação, já mencionado aqui no início do resumo, o que mudaram foram os momentos resistentes analisados nas duas direções, em torno do eixo x de maior inércia e do eixo y de menor inércia e variou-se os domínios de deformação entre 3, 4, 4a e 5. Os resultados mostraram que o diagrama retangular gera momento maior, comparado com os resultados obtidos com o uso do diagrama parábola-retângulo, as diferenças entre eles foram máximas 11,38% no início do domínio 5 para os dados estudado, o que justifica a permissão da utilização do diagrama retangular por várias normas.Item Estudo do gerenciamento de projetos através da utilização da metodologia BIM: análises de projetos e as possíveis contribuições acadêmicas no curso de engenharia civil do campus Maceió(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-06-28) Oliveira, Thiago Santos de; Machado, Alexandre Cunha; http://lattes.cnpq.br/2428024851515021; Dantas, Vinicius; http://lattes.cnpq.br/6043085975649062; Limeira, Uziel Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2469128647529432A inserção do BIM, tanto no meio profissional, como no universo acadêmico, é um caminho necessário a ser trilhado. O mundo tem se modernizado e no setor da construção civil não será diferente. Cada vez mais as empresas buscam se adaptar as novas metodologias de trabalho e, para isso, necessitam de profissionais altamente capacitados. Diante disso, as Instituições de Ensino Superior (IES) tem um papel fundamental, pois é preciso que haja uma forma de integrar as disciplinas a fim de incluir o BIM no processo de ensino-aprendizagem para preparar esses alunos para trabalharem com os novos softwares e se adaptarem a mudança de fluxo de trabalho, que envolve a colaboração e a interoperabilidade. Entretanto, apesar dos inúmeros benefícios que a Modelagem da Informação da Construção oferece e a crescente necessidade de mão de obra qualificada, esse novo método ainda encontra algumas barreiras no seu processo de implantação. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo oferecer uma proposta de intervenção no processo de ensino-aprendizagem do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió, através do uso da plataforma BIM. Ademais, tem-se como finalidade o estudo sobre a utilização dos softwares que utilizam a metodologia BIM, com o objetivo de buscar apresentar o potencial dessas ferramentas no desenvolvimento de projetos e gerenciamento de uma obra. Para isso, foram utilizados dois métodos: a elaboração de projetos para demonstrar o poder do Building Information Modeling e a análise da literatura e dos componentes curriculares através de um método que tem como o objetivo identificar disciplinas que possuam interface com essa nova metodologia.