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Item Educação profissional integrada à educação de jovens e adultos no Curso Técnico de Artesanato do Ifal - Campus Maceió: identidade, tecnologia e trabalho(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-08-19) Melo, Mayara Siqueira de; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/2598153346850335; Santos, Maria do Socorro Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/1039898435623128; Cavalcante, Valeria Campos; http://lattes.cnpq.br/6189537710156188Esta pesquisa investigou práticas educativas sobre uso de mídias digitais e de recursos técnicos, com a meta de elaborar um produto educacional para o Curso Técnico em Artesanato do IFAL- Campus Maceió, no intuito de fomentar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ambiente escolar e seu uso na divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo principal analisar o conhecimento sobre TDIC dos discentes do PROEJA do Curso Técnico em Artesanato do IFAL- Campus Maceió. O propósito foi identificar como as tecnologias se inserem em práticas de divulgação dos produtos artesanais que elaboram. A questão norteadora da pesquisa propôs pensar como os discentes do Curso Técnico em Artesanato do IFAL, Campus Maceió difundem informações sobre o trabalho artesanal que realizam. Quanto ao tipo de pesquisa, se classifica como descritiva, sendo de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação. Os instrumentos metodológicos escolhidos foram questionários semiestruturados e notas de campo. Os dados foram utilizados e triangulados de forma complementar para o produto educativo no formato de blog. A definição deste canal online resultou da possibilidade de atualizar páginas e postagens em outras redes sociais, sem risco de exclusão, o que preserva o registro. A proposta inicial da intervenção seria durante o VI Módulo do Curso Técnico de artesanato, nas aulas do componente curricular de Marketing e Logística, pois tem conteúdos sobre a temática, no entanto, em função da variável interveniente da Covid-19, os 12 alunas (os) não tiveram aula virtual na etapa de levantamento de dados, o que exigiu cumprir protocolo, validado pelo Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (NUPPEM) e Laboratório de Neurociência Cognitiva (LNeC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde do HEMOPE (Protocolo no 1.578.277). O resultado indica que o produto educacional possibilitou maior exibição das peças, através da divulgação do trabalho e ações desenvolvidas pelos artesãos, como também poderá contribuir para potencializar a difusão e o reconhecimento do artesanato.Item Educação profissional integrada à educação de jovens e adultos no curso técnico de artesanato do Ifal - Campus Maceió: identidade, tecnologiae trabalho(2021) Melo, Mayara Siqueira de; Gaia, Rossana Viana; Gaia, Rossana Viana; Cavalcante, Valéria Campos; Santos, Maria do Socorro Ferreira dos; Fiori , Ana Paula Santos de MeloEsta pesquisa investigou práticas educativas sobre uso de mídias digitais e de recursos técnicos, com a meta de elaborar um produto educacional para o Curso Técnico em Artesanato do IFAL- Campus Maceió, no intuito de fomentar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ambiente escolar e seu uso na divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo principal analisar o conhecimento sobre TDIC dos discentes do PROEJA do Curso Técnico em Artesanato do IFAL- Campus Maceió. O propósito foi identificar como as tecnologias se inserem em práticas de divulgação dos produtos artesanais que elaboram. A questão norteadora da pesquisa propôs pensar como os discentes do Curso Técnico em Artesanato do IFAL, Campus Maceió difundem informações sobre o trabalho artesanal que realizam. Quanto ao tipo de pesquisa, se classifica como descritiva, sendo de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação. Os instrumentos metodológicos escolhidos foram questionários semiestruturados e notas de campo. Os dados foram utilizados e triangulados de forma complementar para o produto educativo no formato de blog. A definição deste canal online resultou da possibilidade de atualizar páginas e postagens em outras redes sociais, sem risco de exclusão, o que preserva o registro. A proposta inicial da intervenção seria durante o VI Módulo do Curso Técnico de artesanato, nas aulas do componente curricular de Marketing e Logística, pois tem conteúdos sobre a temática, no entanto, em função da variável interveniente da Covid-19, os 12 alunas (os) não tiveram aula virtual na etapa de levantamento de dados, o que exigiu cumprir protocolo, validado pelo Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (NUPPEM) e Laboratório de Neurociência Cognitiva (LNeC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde do HEMOPE (Protocolo nº 1.578.277). O resultado indica que o produto educacional possibilitou maior exibição das peças, através da divulgação do trabalho e ações desenvolvidas pelos artesãos, como também poderá contribuir para potencializar a difusão e o reconhecimento do artesanato.Item Estratégias pedagógicas nas aulas de língua portuguesa do ensino médio integrado ao técnico: reflexões sobre práticas humanizadoras(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-06-17) Silva, Ítalo Christiano da; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Santos, Lúcia de Fátima; http://lattes.cnpq.br/3235342037177115; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955Os estudos sobre processos de humanização na prática pedagógica apresentam reflexões sobre as ações do professor e as relações estabelecidas no ambiente formal da sala de aula. Esta pesquisa investigou práticas educativas na aula de Língua Portuguesa que consideram a afetividade e apresentam proposta transversal. O estudo propõe pensar o processo pedagógico de conhecimento, em ambiente escolar da rede federal técnica e tecnológica, no primeiro semestre de 2020. O objetivo principal foi investigar práticas humanizadoras de ensino, para elaborar o produto educacional – Jogo educacional de tabuleiro Resiliência – direcionado ao ensino médio integrado ao técnico. A metodologia foi redefinida a partir de variáveis intervenientes, por conta da realidade de pandemia do Covid-19, assim a coleta de dados face-a-face com 10 alunos e um professor foi reorganizada para uma amostra com dois alunos em comunicação remota e em rede por computador. O estudo investigou o ensino integrado na perspectiva de formação omnilateral dos sujeitos, ou seja, de forma integral. Trata-se de uma pesquisa qualitativa a partir de pesquisa-ação colaborativa, cujos instrumentos metodológicos incluíram a realização de oficinas online e a aplicação remota de questionários. As etapas metodológicas seguiram a seguinte ordenação: (i) elaboração e organização dos conteúdos de 4 oficinas inseridas no produto educacional, para discutir temáticas geradoras de humanização com adolescentes; (ii) aplicação de questionários; (iii) elaboração de oficinas remotas para discutir a temática humanização com adolescentes e (iv) criação de um jogo educacional que problematiza questões de interesse socioemocional dos adolescentes. Os resultados indicados com as respostas e a participação virtual dos estudantes auxiliaram a avaliar e aprovar o produto educacional jogo de tabuleiro elaborado pelo pesquisador. Ademais, o estudo sistematizou materiais sobre a humanização em sala de aula. A intervenção nas aulas de Língua Portuguesa foi pensada a partir da formação do pesquisador, licenciado em Letras, e em sua experiência docente, além da possibilidade de problematização que esse componente curricular promove, através de debates e exposições orais, leituras, produções e interpretação e/ou compreensão de textos verbais e não-verbais. Os resultados confirmaram que práticas humanizadoras com aulas dialogadas e metodologias com participação ativa dos alunos possibilitam aprendizagem qualitativa.Item Fala, Ifal! “a sua webradio em educação profissional”(2020-07-22) Silva, Gabriela Luzia Rodrigues; Gaia, Rossana Viana; orcid logo https://orcid.org/0000-0001-7592-1881; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Gaia , Rossana Viana; https://orcid.org/0000-0001-7592-1881; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Santos, Magnólia Rejane Andrade dos; http://lattes.cnpq.br/3403467342603520; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317A educomunicação é um campo de estudos na interface das áreas educação e comunicação e que visa promover planejamento e execução de processos comunicativos no ambiente escolar com maior democratização e menor hierarquia. No Brasil, a sistematização do campo se amplia a partir do século XXI com propostas em ambientes formais e não-formais de ensino. O presente estudo é uma pesquisa-ação, do tipo aplicada, que resultou na implantação de uma mídia educomunicativa no âmbito do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió: a webradio (ou rádio online) "Fala, Ifal!", uma proposta pioneira de produto educacional prático e inovador por divulgar produções da comunidade acadêmica através de arquivos de áudio (podcasts) gravados e disponibilizados em um ambiente virtual (YouTube). O objetivo da webradio é ampliar as comunicações sobre iniciativas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos principalmente por alunos e professores do Instituto, com maior grau de participação dos autores, e propaga-las para os públicos externo e interno da Instituição. O produto apresenta-se como uma nova mídia de comunicação do Ifal associada à página virtual (site) institucional Campus Maceió, acessível a produtores e consumidores do conteúdo, cuja bate temática relaciona-se à Educação Profissional e Tecnológica. Os resultados da pesquisa-ação que e da revisão de literatura que deram as bases à este trabalho indicaram temas relevantes para a circulação de conhecimento entre professores, alunos, técnicos e também entre públicos externos interessados em conteúdo consistente sobre educação profissionalizante, ciência, cultura e tecnologia, a partir do acesso a um ambiente além-fronteiras da Internet.Item Tecnologia, educação e trabalho no ensino médio integrado: o fenômeno da aceleração social do tempo(2021) Silva, Valmir Rogério e; Gaia, Rossana Viana; Gaia, Rossana Viana; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; Pimentel, Fernando Silvio CavalcanteAs tecnologias digitais (TD) tem modificado a forma como interagimos na sociedade. A todo instante aplicativos de mensagens instantâneas, serviços de e-mail ou as diversas redes sociais disponíveis requerem a nossa atenção. Uma das consequências desse aumento significativo no fluxo de informações é a impressão de que o tempo não é suficiente para atender a todas as demandas atuais de interação. Estudos que compõem o referencial teórico deste estudo sugerem que as TD, além de imprimirem uma nova dinâmica nas relações sociais, podem ser utilizadas para organização pessoal e para proporcionar o ganho de tempo. Nesse contexto, esta pesquisa buscou responder se o uso de tecnologias digitais pode contribuir para a organização do tempo de estudos, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. Para tanto, o objetivo geral da pesquisa foi desenvolver um Produto Educacional no formato de aplicativo para gestão do tempo de estudos, com a colaboração dos alunos que cursam nível Médio Integrado ao Técnico em Informática para Internet do Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió. O referencial teórico incluiu autores da área de pesquisa-ação e da educomunicação com ênfase em estudos que privilegiam o uso da internet na educação e reflexões sobre cibernética no ensino. Quanto à metodologia, esta investigação é de natureza aplicada, do tipo pesquisa-ação, fundamentada numa abordagem qualitativa. Os procedimentos utilizados foram a análise documental e a pesquisa online, na qual foram aplicados, como instrumentos de coleta de dados, questionários com 4 estudantes e 3 professores da turma convidada a participar desta pesquisa. Para a análise dos dados coletados, foram utilizadas técnicas de análise interpretativa e análise de conteúdo. Os resultados deste estudo evidenciaram que o uso de tecnologias digitais colabora para a gestão do tempo e pode favorecer a produção do conhecimento e aprendizagem autônoma. Também se verificou a relação entre o avanço tecnológico e o fenômeno da aceleração social do tempo e a necessidade de ampliar esse debate em diferentes áreas do conhecimento para fomentar a discussão sobre as TD na educação integral.