TCC Docência na Educação Profissional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Docência na Educação Profissional por Orientador "Bezerra, Fábio Marques"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Construção de recursos pedagógicos para educação em saúde bucal: uma intervenção na formação de técnicos em saúde bucal(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-21) Brandão, Diogo Gomes; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Santos, Taysa Kawanny Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6539961953503590; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843É sabido que a educação e a saúde são campos indispensáveis para a existência do ser humano, além de estarem correlacionados, visto que a educação corrobora para uma vida saudável. O objetivo deste trabalho foi relatar a construção de recursos pedagógicos para educação em saúde bucal com uma turma de estudantes do curso técnico em saúde bucal, bem como esclarecer a importância da utilização de recursos lúdicos durante as atividades de educação em saúde. A intervenção pedagógica foi o método empregado na construção desse trabalho, de modo conseguinte, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com a pergunta norteadora: Quais as evidências disponíveis sobre a utilização de recursos pedagógicos nas atividades de educação em saúde bucal? Além disso, para o desenvolvimento do referencial teórico foi utilizado as bases de dados: PUBMED, LILACS, e SCIELO, com os descritores padronizados: Educação em Saúde; Saúde Coletiva; Jogos Pedagógicos; Intervenção Pedagógica e seus correspondentes em inglês. Em todas as combinações foi utilizado o operador booleano And. Observou-se que é indispensável que as ações de educação em saúde sejam conduzidas através de meios lúdicos que ampliem os pensamentos, comportamentos e aproximem os ouvintes das pautas que serão discutidas. Destarte, é evidente a importância que os profissionais técnicos em saúde bucal desempenham para o fortalecimento da complementaridade e continuidade das ações coletivas, reforçando o compromisso com a saúde da população, o vínculo com a comunidade e a participação nas ações intersetoriais.Item Design na prática: atividade de extensão como prática profissional no curso tecnológico em design de interiores do IFAL(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-21) Pessoa, Eloisa Lemos; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Lira, Iolita Marques de; http://lattes.cnpq.br/1659875045337834; Santos, Taysa Kawanny Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6539961953503590O presente trabalho consiste em uma proposta de atividade de extensão, considerando como base uma disciplina do curso tecnológico em Design de Interiores, do Instituto Federal de Alagoas, com o intuito de possibilitar que os alunos experenciem a prática profissional, ampliem e solidifiquem os conhecimentos técnicos, enquanto contribuem para a redução de demandas sociais locais. Para isso, proponho conhecer como a atividade extensionista é desenvolvida no Brasil e qual a sua legalidade; faço uma breve análise sobre a cidade de Maceió, tendo como objetivo mostrar seu perfil socioeconômico e os possíveis públicos atendidos com a atividade de extensão; em seguida, apresento o curso de Design de Interiores do Instituto Federal de Alagoas, sua estrutura e objetivos, para contextualizar o ambiente para o qual a proposta foi desenvolvida; por fim, apresento um ensaio de atividade que atenda as necessidades dos alunos, do público-alvo e da instituição. Para o desenvolvimento de todas as etapas deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas online em busca de artigos, periódicos ou livros que discorressem sobre o tema.Item O estágio em saúde como facilitador do aprendizado das técnicas de comunicação terapêutica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-21) Costa, Camila Santos; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Santos, Taisa Kawanny Ferreira; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843A aplicação da comunicação terapêutica na assistência de enfermagem desempenha um papel essencial na prestação de cuidados de saúde de qualidade aos pacientes, especialmente na área psiquiátrica. Objetivo: dado que o primeiro contato entre o profissional e o paciente ocorre muitas vezes por meio de estágios supervisionados durante o curso profissionalizante, o objetivo central deste trabalho é criar uma proposta de intervenção pedagógica no contexto de saúde mental em um ambiente de saúde/hospitalar para retratar o estágio em saúde como facilitador do aprendizado das técnicas de comunicação terapêutica em um curso técnico de enfermagem. Método: a proposta envolve a implementação de um material educacional fundamentado nos estudos de Maguida Stefanelli sobre comunicação terapêutica, que será utilizado em um local de estágio afiliado à instituição educacional responsável pelo curso técnico de enfermagem, em uma abordagem será tanto teórica quanto prática, permitindo que os alunos não apenas realizem procedimentos de saúde relevantes, mas também tenham espaço para discutir o assunto de maneira reservada com o docente e demais membros do estágio. Resultados esperados: através dessa proposta de intervenção pedagógica durante um estágio curricular em saúde, espera-se que os alunos alcancem uma correlação do conhecimento teórico-prático sobre a temática, desenvolvendo habilidades técnicas complementares aos conhecimentos científicos adquiridos em sala de aula, contribuindo assim para a sua atuação profissional com maior segurança e identificação e um desempenho mais eficiente no campo da enfermagem e em sociedade.Item Executando uma instalação elétrica com segurança: a importância do ensino para o curso técnico em eletroeletrônica(2023-10-23) Santos, Djalma dos; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Santos, Taysa Kawanny Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6539961953503590; Lima, José Roberto de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4165349100783357Ao longo dos tempos, o uso da eletricidade foi se tornando cada vez mais recorrente nas diversas sociedades, chegando mesmo a tornar-se item de primeira necessidade, dada a sua importância para as diversas áreas da humanidade. O presente artigo configurou uma intervenção pedagógica realizada no Instituto Federal de Alagoas – IFAL – campus Arapiraca. O mesmo teve como objetivo discutir acerca da importância e necessidade de preparar estudantes do curso técnico em eletroeletrônica para saberem realizar uma instalação elétrica com segurança. A intervenção ocorreu em uma turma do curso subsequente de Eletroeletrônica, no ano de 2023, na disciplina de Instalações elétricas e prediais, na qual, a partir de um plano previamente elaborado em consonância com o trabalho desenvolvido pelo professor regente, foi realizada uma aula prática que ocorreu no laboratório, tendo como tema central: “A importância da realização de uma instalação elétrica com segurança” e se desenvolveu em dois momentos distintos: a parte teórica, apresentando em slides os componentes de uma instalação elétrica, e a parte prática, quando os estudantes puderam realizar uma instalação elétrica. Para auxiliar no referencial teórico, foram utilizados materiais do SENAI, além de autores renomados na área da elétrica, o que possibilitou um olhar ampliado sobre a importância de formar novos profissionais capazes de realizar instalações elétricas com segurança e exercer a função com eficiência. Ao final da aplicação da prática, foi possível perceber o quanto o trabalho realizado em duplas implicou na aprendizagem da turma, favorecendo a troca de experiências entre os estudantes e promovendo uma aprendizagem colaborativa e significativa.Item Metodologia de ensino de cálculos de administração de medicamentos em Curso Técnico de Enfermagem(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-04) Zacarias, Clebson Pereira; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Montes, Valeria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Figueiredo, Eduardo Lourenço; http://lattes.cnpq.br/7759572730478353A formação do técnico de enfermagem demanda a aquisição de conhecimentos e habilidades necessários para desempenhar as funções profissionais. A administração de medicamentos (AM) se destaca como um componente complexo, envolvendo tanto aspectos teóricos quanto práticos. Ela abrange as etapas de preparação e aplicação de medicamentos, sendo um procedimento comumente realizado que requer conhecimento teórico e prático aprofundado. Isso envolve atividades como diluição de medicamentos, cálculo de doses, preparação de soluções, ajuste de concentrações e cálculo de gotejamentos, que exigem conhecimentos em química, física, biologia e matemática. A administração de medicamentos na enfermagem é desafiadora devido à necessidade de adquirir conhecimentos interligados. Esses conhecimentos são essenciais para garantir a eficiência, segurança e responsabilidade na administração de medicamentos, visando melhorar o estado clínico do paciente e integrar a educação básica com a formação profissional, seguindo uma abordagem educativa integrada. Dessa forma, o objetivo deste artigo é incorporar a regra de três como parte essencial da prática dos técnicos em enfermagem na administração segura de medicamentos diluídos, promovendo uma compreensão sólida dos cálculos de dosagem. A metodologia inclui a introdução da regra de três como técnica fundamental, exercícios práticos, estudos de caso em cenários reais.Item O mural didático como possibilidade de compartilhar saberes acerca da disciplina de saúde coletiva em um Curso Técnico em Enfermagem(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-04) Silva, Arianne Katiely Pereira da; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Montes, Valeria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Figueiredo, Eduardo Lourenço; http://lattes.cnpq.br/7759572730478353O seguinte artigo pretende abordar uma proposta de intervenção pensada para a disciplina de Saúde Coletiva, ofertada em um curso Técnico em Enfermagem. A ideia é demonstrar de que maneira a ferramenta “Mural Didático” pode ter valor expressivo para o processo de ensino-aprendizagem. Inicialmente, há informações sobre o conceito de trabalho, sua dimensão humana, Saúde Coletiva e a função do Técnico em Enfermagem. Em determinada parte do texto, também são trazidos pontos relacionados à construção de murais didáticos e a metodologia que será aplicada, destinada a uma atividade coletiva de produção. Logo depois, estão presentes as considerações finais. A principal intenção é propiciar o conhecimento acerca dos elementos humanos ligados tanto ao trabalho, quanto à saúde, promovendo o seu compartilhamento através de murais confeccionados em equipe, enfatizando assim, uma troca mútua entre os estudantes do curso.Item Oficinas de Parto Humanizado no curso técnico em Enfermagem - o ensino de métodos não farmacológicos para o alívio da dor durante o trabalho de parto na educação técnica e profissional(2022-10-23) Silva, Adrielle Sonara Gomes; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Santos, Taysa Kawannny Ferreira; Mendonça, Henrique Pereira Freitas de; http://lattes.cnpq.br/4118744084862876Este artigo discorre sobre a humanização do parto e a importância do conhecimento do profissional de enfermagem nessa temática, enfatizando as estratégias de ensino que articulam teoria e a prática para um melhor ensino-aprendizagem. Assim, o presente estudo tem como objetivo a utilização das oficinas como atividade pedagógica com a temática central de Parto humanizado e métodos não farmacológicos de alivio da dor durante o trabalho de parto. A metodologia utilizada foi um relato de experência de uma intervenção pedagógica realizada em uma turma que cursava a disciplina de Saúde da Mulher, da Criança e Adolescente de um Curso Técnico em Enfermagem, através de Oficinas Pedagógicas. Foi possível observar uma aprendizagem enriquecedora para a formação dos alunos por meio de um aprendizado prático, obtendo conhecimentos sobre os métodos não farmacológicos para alívio da dor e parto humanizado, como também foi notório a importância da participação ativa durante esse período.Item Palestra de educação em saúde: uma intervenção pedagógica no Campus Coruripe do Instituto Federal de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-21) Silva, Allan Ferreira Fradique da; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Santos, Taysa Kawanny Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6539961953503590; Costa, Dannielle de Lima; http://lattes.cnpq.br/0733081647085460A utilização de uma palestra como recurso pedagógico na educação profissional e tecnológica é capaz de proporcionar um ensino-aprendizagem que possibilite a construção e ampliação do conhecimento. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a importância e as potencialidades de uma palestra a ser utilizada como recurso educacional. Trata-se de um estudo qualitativo exploratório do tipo pesquisa- ação, em que foi realizado uma intervenção pedagógica através da realização de uma palestra de educação em saúde no campus do Instituto Federal de Alagoas na cidade de Coruripe. A palestra com o foco em conscientizar sobre as consequências do uso de substâncias tóxicas, foi ministrada para 14 alunos do 3o ano do curso técnico em mecânica. Os resultados demonstram que 13 alunos afirmaram que a apresentação foi capaz de trazer conhecimentos relevantes. As informações transmitidas também foram capazes de proporcionar que 12 alunos afirmassem que o conhecimento obtido irá contribuir para que os mesmos não pretendam fazer uso de substâncias tóxicas. Através dos resultados obtidos é possível afirmar que a utilização da palestra como recurso pedagógico têm eficácia no processo de ensino- aprendizagem, contribuindo com a formação educacional.Item Práticas pedagógicas com metodologias ativas na educação profissional em enfermagem: impactos e desafios para além do ensino remoto(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-11) Florêncio, Patrícia Cavalcante de Sá; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Santos, Taysa Kawanny Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6539961953503590; Torres, Roberta Carozo; http://lattes.cnpq.br/9403750351171985A educação brasileira e mundial passou por intensas transformações desde o início da pandemia de coronavírus. As escolas tiveram que aderir ao ensino remoto de uma maneira muito rápida, bem como ao uso de metodologias ativas em aulas síncronas e assíncronas. Nesse sentido esse trabalho vem com o intuito de analisar a percepção dos discentes sobre as estratégias e práticas didático-pedagógicas inovadoras, com o uso da sala de aula invertida no curso subsequente de Técnico em Enfermagem do IFAL, avaliar os impactos e desafios do ensino remoto no ensino técnico e propõe uma sequência didática no componente curricular Enfermagem e Saúde da Mulher para além do ensino remoto. Através de pesquisa-ação, realizou-se o diagnóstico situacional por meio de questionário online com 16 participantes. Em seguida, foram realizadas webconferências e constatou-se ser necessária uma atenção maior pelos professores a todas as dificuldades apresentadas pelos alunos para planejar e organizar as aulas no contexto remoto e para além do remoto. A perspectiva é a da formação técnica omnilateral e de qualidade a fim de formar alunos aptos para desenvolver suas atividades discentes e profissionais de maneira crítica e consciente de sua importância na sociedade.Item Utilizando tecnologias educacionais como ferramentas de ensino no curso técnico de nível médio em manutenção de máquinas industriais(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-21) Almeida, Thiago Melo de; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Silva, Eduardo Cabral da; http://lattes.cnpq.br/2609068900467599; Santos, Taysa Kawanny Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6539961953503590O presente artigo tem como objetivo principal analisar a implementação planejada de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no curso Técnico em Manutenção de Máquinas Industriais, oferecido na Unidade Operacional Gustavo Paiva do Senai Poço (AL), como uma estratégia de aprimoramento da educação profissionalizante em resposta às demandas da revolução tecnológica do século XXI. Como objetivo específico, abordamos a reconfiguração do papel do educador como facilitador ativo do processo de aprendizagem, utilizando as TICs como mediadoras desse processo, analisando a aplicação do estudo adaptativo e o uso de plataformas e recursos tecnológicos para individualização do ensino, a fim de atender às necessidades variadas dos alunos, desenvolvendo um planejamento de intervenção detalhado, visando à melhoria eficaz do processo educacional. Para atingir esses objetivos, foi utilizada uma abordagem baseada na análise de práticas educacionais inovadoras e revisão de literatura especializada baseada na compreensão de que as TICs não são apenas ferramentas, mas podem ser utilizadas como mediadoras essenciais do processo de aprendizagem. Incorporamos teorias de aprendizagem construtivista e conectivista para fundamentar nossa proposta, enfatizando a importância da personalização do ensino por meio de abordagens adaptativas e interativas para uma implementação estratégica das TICs. Os resultados esperados se refletem em uma educação mais dinâmica, personalizada e direcionada para a prática industrial, preparando os alunos de maneira mais eficaz para enfrentar as demandas contemporâneas da indústria. Essa abordagem promoverá uma cultura de inovação no ambiente educacional, reconhecendo que a implementação das TICs na educação profissionalizante enfrenta desafios atuais, incluindo a necessidade de capacitação contínua dos educadores e a superação de barreiras digitais, preparando os alunos para as demandas contemporâneas e fomentando uma cultura de inovação no ambiente educacional.Item Whiteboard: proposta de aplicação do recurso digital na gestão da sala de aula em anatomia no ensino médio-técnico em enfermagem(2024-08-24) Almeida, Patrícia dos Santos; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Oliveira, Esdras Carlos de Lima; http://lattes.cnpq.br/6492625987351779; Barros, José Romero de Souza; http://lattes.cnpq.br/2249359709431884Diversas profissões das Ciências da Saúde, em diferentes níveis de formação, se apropriam da Anatomia Humana como objeto de estudo, pesquisa e trabalho. Mesmo no nível médio-técnico, as matrizes curriculares ainda são mantenedoras de componentes teórico-práticos subordinados a uma determinada duração de horaaula, na qual conteúdos densos e vastos em nomenclaturas técnico-científicas, diferenciações topográficas e classificações anatômicas devem ser explorados e relacionados a diagnósticos/condutas clínicas; o que demanda do professor metodologias de acompanhamento de classe que sejam eficientes. Dessa forma, pensou-se no fortalecimento das práticas de gestão de sala de aula a partir dos usos de um recurso tecnológico com foco no apoio pedagógico em Anatomia Humana em Cursos Técnicos de Enfermagem, sobretudo considerando o agravante de possíveis desnivelamentos de conhecimento em Ciências da Natureza pelos alunos, carreados de um ensino básico por vezes deficitário. Portanto, considera-se importante ambientar os educadores ao uso do Whiteboard (quadro-branco) como estratégia de mitigação das barreiras de compreensão e espaço-tempo interpostos ao percurso formativo em área básica no âmbito do Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde. A presente proposição de Projeto de Intervenção para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), caracteriza-se como pesquisa qualitativa, do tipo Pesquisa-Ação, utilizando a técnica de Oficina Pedagógica em Grupos, executada junto a professores ministrantes da disciplina de Anatomia Humana, com atuação profissional em curso de nível médio-técnico em Enfermagem. Espera-se instrumentalizá-los através do recurso Whiteboard (quadro-branco) hospedado na plataforma Miro, como suporte à organização de classe e ensino; ouvir as percepções desses profissionais, e identificar se as condições da realidade coincidem ou não com a problemática aqui levantada; colaborar para o acervo de recursos educacionais em saúde no contexto da Educação Profissional e Tecnológica; e por fim, executar o plano de intervenção aqui proposto como instrumento próprio de sua viabilidade.