Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
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Inclui trabalhos de conclusão de cursos de especialização e graduação produzidos no IFAL e fora dele
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Item Estágio supervisionado: experiências na formação docente(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-10) Oliveira, Eliane do Santos; Pereira Junior, Reinaldo Rafael de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/2743116222565035; Lima, Antonio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Correia, Aurineide Profírio Barros; http://lattes.cnpq.br/2373237758198377A presente pesquisa é resultado do estágio supervisionado realizado em uma escola municipal de ensino fundamental situada no Conjunto Residencial José Marcos da Silva, área urbana periférica da Cidade de Arapiraca, Estado de Alagoas.Item Relato de experiência: Horta escolar como metodologia ativa para Educação Ambiental(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-06) Andrade, Cassiana Janile; Mota, Maria Danielle Araújo; http://lattes.cnpq.br/9647457248949178; Santana, Ana Júlia Soares; http://lattes.cnpq.br/9388380353261180; Silva, Amanda Lys dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4188154960985978O presente estudo salienta a horta escolar como uma metodologia ativa para Educação Ambiental (EA) em uma Escola de Ensino em Tempo Integral, visando demonstrar a prática e sua importância sobre as temáticas ambientais. Tendo como objetivo destacar as contribuições e desafios da horta escolar como metodologia ativa nos processos de ensino e aprendizagem acerca da EA, visando destacar a importância da horta como metodologia ativa no ensino desta temática. A metodologia empregada neste relato de experiência envolveu uma abordagem descritivo-exploratória de natureza qualitativa. Explora a importância das práticas para o ensino da educação ambiental, enfatizando a necessidade de estratégias que engajem os alunos nesses temas cruciais para o contexto global. A construção da horta foi uma experiência colaborativa, em que os estudantes não apenas aprenderam sobre cultivo, solo e cuidado com o ambiente, mas também desenvolveram liderança e trabalho em equipe. A reutilização de garrafas PET como material para a horta evidenciou a importância da sustentabilidade e da redução de resíduos. Além disso, o projeto incentivou a interação entre os estudantes, promovendo a troca de informações construtivas. Os resultados indicaram que a prática de Educação Ambiental, quando incorporada ao currículo escolar, pode estimular a consciência ambiental nos discentes, inspirando-os a adotar atitudes sustentáveis. A experiência teve impacto positivo, evidenciando a relevância de abordar metodologias ativas e acessíveis para discutir e aprender sobre questões ambientais em todos os níveis educacionais. Contudo, o presente estudo teve seus desafios e limitações, que foi o tempo para a construção da horta e horário adequado para execução. Tais desafios não impediram o bom andamento e desenvolvimento do projeto. Assim sendo, o objetivo pretendido foi alcançado, porém ressalta-se a importância de mais estudos que envolvam as temáticas ambientais abordadas de forma prática e acessível aos estudantes em todos os níveis educacionais.Item Temáticas do ensino de biologia relacionadas a alfabetização científica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-19) Freitas, Heloisa de Almeida; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Vilaça, Fabiana Aparecida; http://lattes.cnpq.br/0666609059760660; Pereira, Danielle dos Santos Tavares; http://lattes.cnpq.br/9518476590236582A Alfabetização Científica (AC) está constantemente presente nos estudos da área de Educação em Ciências vinculada a objetivos voltados para as ações educacionais em que se pretende formar estudantes que compreendam os elementos do conhecimento científico e seu uso para análise e tomada de decisões. O objetivo deste estudo foi mapear os trabalhos publicados (dissertações e teses) entre 2012-2022 sobre temáticas do ensino da Biologia relacionadas a Alfabetização Científica. Foi realizado um mapeamento por estudos (dissertações e teses) que fizeram uso de alfabetização científica no ensino da biologia publicados entre 2012-2022. Para isso, utilizou-se a base de dados BDTD. Após a aplicação dos critérios de critérios de inclusão e exclusão, previamente estabelecidos, foram analisadas 68 pesquisas (dissertações e teses), com 25% publicadas no ano de 2020. Quanto ao “enfoque das pesquisas" foram indicados que genética (13%) e ecologia (13%) foram os assuntos mais abordados nos estudos. Dentre as categorias avaliadas, têm-se “estratégias de ensino”, nos quais foi mais utilizada a ferramenta da experimentação em sala de aula e/ou laboratório (13,7%). Portanto, esse mapeamento permitiu a avaliação da qualidade e a confiabilidade das fontes de informação disponíveis, como também, evidências que revelaram lacunas a serem preenchidas por pesquisas futuras.